A Contabilidade, como já vimos, era feita de forma bastante primitiva. Primeiramente era apenas um cálculo mental, depois com o surgimento da escrita, o homem começou a registar as suas contas misturando números com figuras, sendo feitas em pedras, argila (como os Sumérios-babilônicos), ou até mesmo em papiros (como os Egípcios), mas posteriormente, com os avanços da tecnologia, com o invento da calculadora e num passado próximo, do computador a contabilidade tornou-se mais ágil e dinâmica.
Actualmente, a escrituração contabilística dá-se de forma muito prática e rápida. A inserção da figura do computador no processo de contabilidade compensou a relação do binómio custo-benefício.
Os softwares específicos da área têm facilitado enormemente os cálculos.
Os sites também têm contribuído significativamente com a exposição dos relatórios contabilísticos para os usuários externos e ajudado de maneira muito importante às pesquisas sobre os assuntos contabilísticos diversos.
Mas o advento da tecnologia não substitui, de forma alguma, a figura do Contador, sendo esse essencial para a empresa, primeiro porque é obrigatório, segundo porque nenhuma máquina toma decisões, analisa factores internos e externos, procura soluções nem mesmo pensa de forma humana e flexível, portanto nada substitui o ser humano. É uma ideia errónea pensar que máquinas substituem o homem, elas são feitas para o auxílio na profissão, para a agilidade das informações, e nesse sentido cumprem muito bem com o seu papel.
A evolução da contabilidade proporciona, aos modelos de hoje, novas formas de gestão, baseadas em ferramentas com previsões cada vez mais reais, dos factos ocorridos nas empresas. No dia-a-dia, pequenos factores não são considerados por estarem no curto prazo, mas, a longo prazo, todo e qualquer factor pode mudar os planos da organização. O tomador de decisões dentro das entidades deve estar preparado plenamente, os orçamentos também são importantes. A quebra dos paradigmas tradicionalistas é a maior barreira para que o uso adequado da contabilidade possa mostrar aos clientes internos, externos, sobre a situação das empresas conforme as suas necessidades. Quando bem observados e traduzidos, as informações geradas pela contabilidade, mudam conceitos de empresários, e colocam-os de frente a uma realidade à qual não estão acostumados.
A contabilidade como ciência antiga e de eficiência comprovada não pode perder a sua importância real. E é diante da certeza de sua eficiência que procuramos evidenciar tal importância ao longo do tempo em alguns lugares do mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário