sábado, 23 de abril de 2011

A Contabilidade e os objectivos da função financeira

A contabilidade é uma ciência eminentemente prática. Ela nasceu da necessidade de determinar, de uma forma rigorosa e sistemática, o resultado dos negócios.
Os problemas que se apresentam às empresas, apesar de mais complexos, são, na sua essência, os mesmos. A contabilidade será um precioso instrumento para a sua resolução. É evidente que a dimensão da empresa, as relações que estabelece com diferentes entidades e a complexidade dos seus processos produtivos tornam indispensável existirem na empresa técnicas de contabilidade mais elaboradas e pessoas especializadas que as apliquem.
Assim sendo, podemos distinguir contabilidade:

DEFINIÇÃO


A contabilidade é uma ciência de natureza económica cujas funções são o registo, a avaliação, a análise, a previsão e o controlo dos factos patrimoniais, ocorridos nas unidades económicas, com vista à obtenção de informações fundamentais à gestão dessas unidades.


Uma empresa, para desenvolver a sua actividade económica, tem de ter um ciclo de fluxos reais e monetários de entrada e saída.

Fluxo real de entrada e saída será a corrente de bens que a empresa recebe e fornece para o exterior.
Fluxo monetário de entrada e saída será a corrente de meios monetários que a empresa recebe e fornece para o exterior.
Para controlar estas e outras transacções, a empresa necessita da contabilidade.

Assim, podemos dizer que a contabilidade é uma ciência que controla a actividade da empresa o registo dos factos patrimoniais, revelando, posteriormente, todo o património da empresa.

Sem comentários:

Enviar um comentário